Rafael Rossignol Felipe

Este blog é sobre alguma coisa, sobre sistemas, tecnologias, o mar, as pessoas, alguma coisa…

GPS para todos

Posted by Rafael Rossignol Felipe em 08/12/2008

Quem é perdido como eu já teve a vontade de ter um navegador eletrônico que usa GPS. Não que eu seja totalmente perdido, o problema é que toda vez que vou de carona com alguém pra algum lugar eu fico viajando e nunca presto atenção pra onde estou indo, e as vezes eu não associo o nome da rua ao local.

Mas não vem ao caso agora, questão é que ao ver tantos sistemas de navegação disponíveis no mercado, comecei a imaginar que não é necessário um poder computacional tão grande assim para exibir um mapa e traçar rotas (se o mapa estiver bem estruturado é claro), foi então que pesquisando no sourceforge descobri o GPSMid.

Mas o que é o GPSMid? esse cara ai é um software que roda em qualquer celular que rode Java, mais especificamente j2me. O que esse software faz é o seguinte, pega as informações de um GPS e posiciona onde você está em um mapa, além disso você pode pesquisar endereços e ele traça uma rota de onde você está até o lugar que você quer chegar (e essa que é a parte boa do negocio). Quem quiser dar uma olhada como ele funciona, no site tem uma versão que da pra testar no navegador, também é possível baixar umas versões pré-prontas com mapas do reino unido.

Em teoria, qualquer um que tenha um celular mais ou menos pode se achar numa cidade grande como São Paulo.

Porém existem dois problemas, o primeiro é contornável.

Problema 1
Nem todo celular vem com GPS (na verdade quase nenhum) e os que vem com GPS já possuem um software compatível que provavelmente é melhor do que esse que estou escrevendo. Mas é fácil de contornar esse problema, existem módulos GPS Bluetooth que enviam sinal de GPS para qualquer celular com bluetooth, esses módulos custam cerca de R$ 200 no mercado livre. E se fizer importação direta, talvez fique até mais barato.

Problema 2
Os mapas, esse software utiliza mapas de um outro projeto “Open Source” o Open Street Map, esse projeto consiste em um “banco de dados” de mapas do mundo todo que é alimentado colaborativamente, como o wikipedia. A intenção também é ótima, porém não tem muito brasileiro ajudando, logo, aqui da cidade de São Paulo (que deve ser a que possui mais informações) não tem muitas ruas.

Ao me deparar com o segundo problema, me lembrei de um projeto nacional que tem um objetivo parecido com o Open Street Map, o tracksource. Essa comunidade está criando mapas de ruas e rodoviários de todo o brasil, porém eles utilizam softwares proprietários para isso, e o formato gerado não pode ser utilizado para nenhum outro sistema de navegação que não seja da marca Garmin.

Vendo esse problema tentei utilizar o GPSBabel (software para conversão de formatos de mapas) para converter os mapas do projeto tracksource em um formato compatível com o GPSMid, percebi que o GPSBabel ainda não consegue ler o formato (proprietário) então no final das contas fiquei de novo só com idéias na cabeça.

Conclusões
Cheguei a algumas conclusões no final da contenda:

  • Projetos como o tracksource não deveriam se utilizar de softwares proprietários, ou no mínimo deveriam se utilizar de formatos que poderiam ser utilizados por todos. Apesar de eu não ser ninguém para contestar a maneira como desenvolvem os mapas, na minha opinião se fizessem isso diretamente no OpenStreetMap, o desenvolvimento seria simplificado (pois as ferramentas foram criadas pensando no desenvolvimento colaborativo), poderiam continuar utilizando em seus GPSs garmin e ajudariam muito mais pessoas. Pois além dos dados poderem ser utilizados por pessoas comuns como eu, que são meio perdidas. Também poderiam ser utilizadas por desenvolvedores de sistemas, como eu (hehehehe), para desenvolver soluções inovadoras e livres.
  • Cheguei a conclusão de que vou tentar de outras maneiras converter os mapas do projeto tracksource, acredito que não esteja ferindo nenhuma licença de uso deles. (Existe um projeto de uma lib em C que consegue ler esse formato libgarmin , e também um software que utiliza essa biblioteca, o QLandkarte). Quem sabe não tenho sucesso?
  • Quem sabe os mapas do projeto openstreetmap não evoluam e num futuro próximo muitas pessoas possam usufruir de um sistema de navegação simples e útil que pode ajudar a desafogar um pouco o trânsito de grandes cidades, afinal de contas quem nunca teve vontade de, no meio de um congestionamento, entrar na primeira ruazinha que ve pela frente e seguir por outro caminho?
  • Se quiser se aventurar com o GPSMid, não precisa entender de java (apesar de ser útil). Entre no site e siga o tutorial, se eu consegui, qualquer um consegue.
Anúncios

18 Respostas to “GPS para todos”

  1. Stefan said

    The advantage of GpsMid is that it works fully offline – no internet access of the phone is required even for routing. The software that often comes with GPS phones mostly requires mobile internet access for downloading maps or routing.

    Sao Paolo looks a bit like Munich two years ago in Openstreetmap from the map coverage. Some parts of it seem to have good road coverage while others none. Today Munich is so complete that people start to draw every single house into the map… 😉

  2. […] por Rafael Rossignol Felipe (ograndebeΘgmail·com) – referência […]

  3. Romualdo Duarte said

    Está faltando um OpenGPS, eu tinha visto em um blog americano um GPS que o cara construiu do zero. Mais ele não disponibilizou os esquemas de montagem. Mais pelo menos sei q é possível.

    • rafaelrossignol said

      legal, se conseguir o link me passe por favor!
      Mas o GPS mid é muito bom e rápido, só falta o pessoal dar uma colaborada com os mapas la, quando sobrar um tempo vou fazer um post falando como faz pra colaborar com os mapas, ai da pra usar não só no GPSMid mas em varios outros softwares.

  4. cardoso said

    Então basicamente você está indicando um programa que é inferior ao que é disponibilizado com os telefones que vem com GPS, confirma que não existem mapas e os que existem são péssimos, e a saída é a conversão de um conjunto de mapas, conversão essa que sequer existe?

    • rafaelrossignol said

      Eu fiz um comentário geral das minhas pesquisas iniciais sobre o assunto, como não existe nenhum material em português sobre isso, resolvi escrever algo a respeito, pra nortear outras pessoas interessadas em: ou utilizar o GPSMid, ou colaborar com o projeto, ou colaborar com o open street map, ou tentar conveter os mapas. Se tres pessoas entusiasmadas com as minhas idéias forem atras de pesquisa e informação, essas pessoas podem acabar gerando material que vai ajudar muita gente.

  5. Lúcio Corrêa said

    Acho melhor você consultar o pessoal do Projeto Track Source antes de fazer qualquer conversão. Tenho a impressão que alguém já tentou anteriormente fazer o que você tá pensando, e eles não concordaram.

    Abraço

  6. Gustavo Melo said

    I really prefer to put a little money and buy a regular/normal GPS on Paraguay

  7. Patola said

    Até onde sei, o GPSbabel não converte exatamente “mapas”, mas waypoints, ou caminhos de GPS.

    • rafaelrossignol said

      Vou dar uma lida melhor pra ter certeza, obrigado, mas estou tentando arrumar maneiras de converter os mapas de maneiras legais.

  8. none said

    Cheguei a conclusão de que vou tentar de outras maneiras converter os mapas do projeto tracksource, acredito que não esteja ferindo nenhuma licença de uso deles.

    O pior é que se não estou em erro a licença que eles utilizam é a mais restritiva das licenças CC. Se bem me lembro http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/br/ .

    Eu também não ligo para a licença que escolheram para o projeto, afinal de contas não tenho nada com isso e é um decisão que cabe só ao autor. Por outro lado, percebo que algumas pessoas com quem tive contato, que usam e colaboram com o projeto indiretamente nem se dão conta da licença usada. Já lhes basta que possam baixar os mapas gratuitamente da net.

    Lógico que essa ignorância a respeito da licença tem dois lados. Tanto alguns contribuem com informação que ao final das contas tem um único maior beneficiado, como o outros, mesmo sem saber, violam a licença e reutilizam os mapas indevidamente.

  9. Magnun said

    Muito bom o post cara! Por coincidência eu estava pesquisando softwares livres de navegação GPS pro meu celular e encontrei o seguinte: http://www.mgmaps.com/create

    Ele utiliza várias fontes de mapas que você pode escolher. E pra quem não quer torrar a conta com acesso de dados ele suporta também o modo off-line. Para esse modo off você só precisa baixar os mapas utilizando uma ferramenta que eles mesmos criaram. Isso pode ser feito de duas formas:
    – utilizando um browser e um programinha pra windows ou;
    – utilizando um script em pearl!

    Aqui tem um “tutorial” de como fazer isso: http://www.plusgsm.com.br/forums/showthread.php?t=29479

    Espero que ajude…
    Até mais…

    • rafaelrossignol said

      Legal esse programa, eu já tinha dado uma olhada nele, ele é legal mesmo (me corrija se eu estiver errado), só que possui dois problemas. Como ele baixa os mapas de serviços como o google, ele pega as imagens e posiciona você a partir do sinal de GPS. Por esse motivo, você não consegue localizar as ruas a partir do nome, nem fazer roteamento automático.

  10. Magnun said

    Não sei te afirmar com certeza porque ainda estou tendo problemas em gerar os mapas para acesso offline.

    Mas eu acredito que isso seja possível sim.

  11. […] qualquer forma, o post do Rafael Rossignol Felipe no Br-Linux sobre o OpenStreetMap me introduziu o GpsMid, um programa feito em Java (J2ME) para […]

  12. […] meu post anterior, eu tentei mostrar um pouco cada um desses projetos, muito interessantes e que tem potêncial pra […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: