Rafael Rossignol Felipe

Este blog é sobre alguma coisa, sobre sistemas, tecnologias, o mar, as pessoas, alguma coisa…

  • Twiitter

    Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Colabore com mapas para todos

Posted by Rafael Rossignol Felipe em 24/01/2009

Muita gente não sabe da existência do OpenStreetMap, nem que é possível usar seus mapas em diversos lugares, inclusive um software livre que funciona em quase todos os celulares por ai, o GPSMid.

No meu post anterior, eu tentei mostrar um pouco cada um desses projetos, muito interessantes e que tem potêncial pra ajudar muita gente. Nesse meio tempo, entre esses dois artigos, um amigo meu que havia comprado um GPS Bluetooth para usar com seu N91, teve seu querido celular roubado durante o voo, então ele “me emprestou por tempo indeterminado” o aparelhinho, resolvi fazer um teste simples com o GPSMid aqui, e eureka, não é que funciona o negocio? e funciona muito legal ainda por cima.

Porém, os mapas da região que moro (São paulo – capital) ainda estão bem fraquinhos, e se São Paulo está fraquinho, imagine o resto do pais, foi então que resolvi escrever esse post. Inicialmente eu imaginava que a única maneira de colaborar com os mapas do OSM era com um software chamado JOSM, depois descobri a roda, hehehhe, existe um editor online, assim como o wikipedia, você pode editar os mapas online, eles passam por uma aprovação, e após alguns dias estarão lá disponíveis. Imagine então cada um colaborar um pouco?

Foi o que eu fiz, sempre que tenho um tempo livre, adiciono umas duas ruas que conheço, já adicionei umas 30 e liguei avenidas importantes da região onde moro.

Mas vamos ao ponto, para editar os mapas é muito simples, é só entrar no site do OSM, localizar a região que você quer atualizar. Localizada a região, é só clicar numa aba que tem na mesma página, a aba EDIT, depois disso uma tela de login aparecerá, caso não seja cadastrado ainda no projeto, é só fazer um cadastro simples, se logar, e começar a editar os mapas.

Uma coisa interessante é que o editor tem um modo “Pratice”, onde é possível fuçar a vontade no mapa sem alterar pra valer, pra aprender a editar. A edição é relativamente simples e intuitiva, e é só ir vendo como estão feitas as outras ruas para você colocar as suas.

O post não foi muito grande, nem muito detalhado, foi na verdade só pra difundir o editor do OSM, que permite que um conhecimento muito útil e livre, esteja disponível para as pessoas, sem que elas tenham que pagar um absurdo por isso.

14 Respostas to “Colabore com mapas para todos”

  1. Dragonhuter said

    Muito bem pequeno gafanhoto, apesar de sentir muito a perda do meu precioso celular e todos os meus contatos e do meu Nokia Maps que é muito bom, resolvi depois de sua dica contribuir com o mapa, afinal de contas como já foi dito a edição é simples a bem intuitiva, cada um ajudando um pouco logo mais esse mapa estará tão completo quanto os outros disponíveis.
    Good work grasshoper!

  2. Nighto said

    Eu costumo usar o Potlatch para edições simples e quando eu quero ver o overlay do Yahoo! (que por algum motivo o plugin não funciona no meu JOSM) e uso este para trabalhar com os GPX do N95.

    Você por acaso tá no Campus Party? Quinta-feira dei uma palestra no BarCamp apresentando o OpenStreetMap pra galera.

    []

  3. rafaelrossignol said

    Olá Nighto, eu não fui no campus party, se você foi poderia fazer um post comentando o assunto. 😛

  4. […] por Rafael Rossignol Felipe (ograndebeΘgmail·com) – referência […]

  5. tigustavo said

    Por coincidência esse final de semana estava lendo a info, que trouxe uma reportagem sobre mapas online…pena que eles ficaram apenas nos conhecidos Google Maps, Yahoo e Live Search…vou acessar o OpenStreetMap e conhecer um pouco.
    um grande abraço.

  6. Rafael,

    É possível importar dados de um shape para o OpenStreetMap? Pois caso eu tivesse um shape de algumas rodovias estaduais, e quisesse adicionar, como seria possível?

    Abraço,

    Fernando Quadro

    • rafaelrossignol said

      Eu não entendi bem a pergunta (pois não sei oq quer dizer shape, para você). Mas com o JOSM é possível importar dados no formato GPX. Se você puder converter seus dados para esse formato, é só usar esse software (para instalar é simples, só precisa de um JRE (runtime do JAVA)

  7. Rafael,

    Shapefile (http://en.wikipedia.org/wiki/Shapefile) é um formato de dado que foi criado pela ESRI, para dados vetorias! Vou pesquisar e ver se é possível realizar essa conversão, se conseguir informações a respeito, eu posto aqui.

    Até,

    Fernando Quadro

  8. rafaelrossignol said

    Legal Fernando, bom ver que tem mais gente interessada.
    Valeu.

  9. […] realizar essas edições online, sem a necessidade de instalar qualquer software em sua máquina. O Blog do Rafael trás mais informações a respeito de como você pode […]

  10. nofxx said

    Valeu pelo post cumpadi, massa demais divulgar o osmaps!! =D
    To ha tempos qrendo ajudar o projeto, soh veio a instigar mais.

    Qto a Info pffffffff que lixo de revista….

    Abracos!

  11. […] Blog do Rafael Rossignol Felipe […]

  12. Rodrigo said

    Olá Rafael,

    Também estou nesta caminhada em busca de um mapa atualizado.
    Vi este GPSMid, porém, estou tentando usar um outro que faz a mesma coisa e possue ainda a navegação assistida: we-travel (http://we-travel.co.cc)
    O pessoal de lá inclusive já liberou um app próprio para geração de mapa através do osm e dos mapas da garmin. Só que da garmin somente aqueles gerados no formato não-NT, por exemplo os mapas do projeto tracksource, daqui do brasil. Como vc disse, os mapas OSM são desatualizados (ou incompletos)…
    Vamos trocando informações, se eu achar algo novo, eu posto aqui…

Deixe um comentário

 
